Iwata fala sobre a situação da Nintendo e promete mudanças

Com a atual situação financeira da Nintendo, todos se questionavam qual seria o posicionamento do presidente da companhia em relação a isso. Por mais que a empresa tenha anunciado várias medidas que podem muito bem reverter a situação, é inegável que a sequência de prejuízos é alarmante. E, para Satoru Iwata, é inaceitável que ela continue assim.

Segundo ele, depois de fechar três anos fiscais no prejuízo, a companhia precisa virar o jogo e obter os mesmo resultados positivos de antigamente. E ela pretende fazer isso logo, priorizando exatamente nesta “restauração de equilíbrio” entre receita e despesas.

Pixelbedlam

Para Iwata, o sucesso de um video game depende principalmente de seu momento e que é preciso de um bom tempo para se reestruturar caso esse “timing” seja perdido. E isso é bem claro no caso do Wii U: com a chegada do PS4 e Xbox One, a Nintendo vai ter de se reinventar para fazer com que sua plataforma seja uma plataforma única, totalmente diferente do que a concorrência pode oferecer — e o anúncio do NFP é um primeiro passo nessa direção.

Além disso, o presidente justificou o fraco desempenho da empresa nos últimos anos. Segundo ele, há dois ou três anos fiscais, o iene estava em alta e isso ajudou a “Big N” a fazer a transição do Wii para o Wii U. No entanto, mais recentemente, o fortalecimento de moedas estrangeiras mudou esse cenário.

What Talking

Iwata explica que, desse modo, os vários esforços de manter os lucros típicos da Nintendo não foram o suficiente e a companhia não foi capaz de alcançar a meta de vendas de consoles e jogos que havia sido estabelecida inicialmente. Além disso, a Big N ainda teve de arcar com várias outras despesas que não haviam sido previstas inicialmente, como a aquisição de determinadas tecnologias.

No fim das contas, todas essas variáveis fizeram com que a Nintendo fechasse seu terceiro ano fiscal no vermelho e Iwata se desculpa por isso, assumindo toda a responsabilidade por isso. Só que ele não se deixa abalar e diz que vai reverter a situação — e já começou a mostrar suas armas para isso.

Via BJ


Passa o Controle