Nintendinho completa 31 anos. Já podemos chama-lo de Sr. Nintendo.

Há exatos 31 anos, em 15 de julho de 1983, o console Famicom foi lançado no Japão pela Nintendo. Dois anos depois, ele cruzou o oceano e chegou ao território americano com o nome de Nintendo Entertainment System (ou simplesmente NES). No Brasil, lançado somente após dez anos, o console recebeu o querido apelido de Nintendinho e fez parte da juventude de muitas crianças dos anos 90.

O Famicom/NES/Nintendinho foi um sucesso indiscutível para os padrões da época e criou um verdadeiro boom na indústria de jogos – com inclusive muitos títulos que se tornaram clássicos e possuem novas versões até hoje. Além disso, o Nintendinho foi o primeiro console que recebeu jogos de terceiros (e não somente da fabricante). Com um processador de 8 bits, jogos em formatos de cartuchos e controles relativamente inovadores, o aparelhou chamou atenção.

Lançado em dois modelos diferentes (o primeiro no Japão e um segundo mais moderno nos Estados Unidos), o Nintendinho logo ficou popular. Com um console tão icônico, é claro que seu sucesso também reside em seus jogos. Franquias de grande nome da Nintendo foram lançadas nesse videogame, como Mario, Metroid, Donkey Kong e Zelda. Veja abaixo quais foram alguns desses jogos e complete com os seus favoritos nos comentários:

1 – The Legend of Zelda

Uma das franquias mais célebres da Nintendo começou no Nintendinho – e já com alguns diferenciais em relação aos demais jogos. Os jogadores podiam salvar o jogo para continuar depois, além de ser um título de relativo mundo aberto.

2 – Super Mario Bros. 3

Já no Nintendinho, o encanador italiano recebeu diversos títulos, porém foi com Super Mario Bros. 3 que ele verdadeiramente se consolidou como um dos ícones da Nintendo, com diversas funcionalidades novas apresentadas para um jogo de plataforma.

3 – Castlevania 3: Dracula’s Curse

O game com quatro personagens diferentes jogáveis e vários caminhos que podem levar até o chefe final realmente foi considerado único no tempo do Nintendinho.

4 – Metroid

Com jogos que fazem sucesso até hoje, o primeiro jogo de Metroid foi desenvolvido para o Nintendinho, possuindo um cenário misterioso e repleto de alienígenas grotescos – conceito hoje seguido por diversos jogos do gênero.

5 – Final Fantasy

O primeiro RPG da série Final Fantasy nasceu no Famicom/NES e já marcou seu tempo com um elaborado RPG, graças aos elementos clássicos da série e as típicas classes de personagens.

6 – Mega Man

Diversos jogos de ação do Mega Man foram lançados para o Nintendinho, sendo que quase todos eles fizeram um verdadeiro sucesso. Adquirir novos poderes e enfrentar os chefões de diferentes jeitos rendeu jogos que fizeram sucesso até um passado recente.

7 – Donkey Kong

Lançado já no início de vida do NES, Donkey Kong foi um dos primeiros jogos de plataforma, podendo ser jogado por até duas pessoas (por turnos). O mais interessante é que Mario já deu as caras aqui, sendo que ele devia resgatar uma donzela das mãos do macaco gigante.
Via BJ

  • Maneiro. nunca joguei o nintendinho mas me parece ser um bom videogame. vou ver se dou uma jogada.

    • Cara jogue o nes que você vai entrar no maravilhoso mundo pixelado. Se precisar de dicas de games, é só falar. Índico lá no MinigameCast especialmente pra você meu amogo.

Passa o Controle