Rafael Melo: Em busca do Controle Gamer

Sempre pensei na acessibilidade nos games, e como isso é algo que cada vez mais em evidência no mundo dos games. Acessórios, controles e jogos com adaptações para Portadores de Necessidades Especiais (PNE) são cada vez mais necessários.

Rafael Melo um jovem de 19 anos, morador de São Paulo, é portador de Necessidades Especiais PNE. Ele é tetraplégico, porém não se deixou vencer pela suas limitações, e acabou se tornando um mega guerreiro gamer, e, é dele que nós vamos falar hoje.

Rafael_mello_passa_o_controle (7)

Rafael desenvolveu uma técnica de jogar video games logo após varias tentativas de se divertir com seu irmão. Através de um capacete que ele conseguiu na AACD, desenvolvido para que PNE’s possam usar o computador, Rafael começou sua vida gamer. Ele usa uma borrachinha na ponta de um ferro no capacete, o rapaz aperta os botões do controle.

Apesar dos movimentos limitados, Rafael não se limitou e literalmente foi se controlando para jogar. Com o polegar da mão esquerda (onde Rafael tem um pouco de movimentos), ele movimenta os personagens do game, e com o capacete ele aperta os botões.

Rafael_mello_passa_o_controle (9)

Rafael joga vídeo game, porém se limita ao FIFA pois não consegue pressionar os botões de cima do controle (gatilhos), e com isso o jogo fica um pouco limitado.

Veja o video que o Passa o Controle produziu para ajudar o Rafael a conseguir o controle.

Através da EVZEN, que personaliza controles de vídeo game, Rafael viu uma solução para os problemas de somente jogar um game. O pessoal da EVZEN fez um protótipo de controle adaptado para que Rafael pressionasse os botões LT, RT, LB e RB.

Eles irão inserir os botões embaixo dos botões tradicionais do controle A,B,X,Y. Ficando assim mais acessível para que Rafael pudesse jogar mais games.

Rafael_mello_prototipo_controle_passa_o_controleComo sou fundador do Passa o Controle, queremos além de levar a magia dos vídeo games as pessoas, ajudar a todos, e conscientizar as empresas como é importante fabricar acessórios, jogos e afins para Portadores de Necessidades Especiais nos vídeo Games.

Conheci o Rafael em uma comunidade do Facebook e logo quis ajuda-lo. Logo gravamos  um podcast (você pode ouvir neste link), onde a ideia principal era fazer uma campanha de arrecadação para conseguir o controle para o Rafael. Gravamos e parti para a batalha em conseguir o controle.

Rafael_mello_passa_o_controle (18)Chamei vários amigos para ajudar, chamei podcasts, e para minha surpresa todos aderiram a campanha. Conseguimos doações de vários jogos, Action Figures, Revistas, tudo para ajudar o Rafael a conseguir o controle.

Rafael_mello_passa_o_controle (17)

Após o podcast gravado, campanha já estruturada, resolvi entrar em contato com com a EVZEN e explicar sobre a campanha e tentar que sabe um melhor layout para o controle. E após ver o vídeo do Rafael jogando e para minha surpresa a empresa resolver dar de graça o controle para o Rafael.

Isso só mostra como a força dos jogos, e a força do Rafael em poder tornar um pequeno sonho realidade.

Rafael_mello_passa_o_controle (6)

Agora é o nosso amigo Rafael Melo curtir seu novo controle, e vamos jogar video games galera.

Agradecemos a todos que participaram da campanha:

EVZEN – Empresa responsável pela adaptação do controle para o Rafael.

PODCASTS:

CoachCast Brasil

Player Slect

Conversa Nerd e Geek

Senhor A

Alguma Coisa Cast

TPM Cast

Chiclete Radioativo

Los Chicos

OUVINTES DO PASSA O CONTROLE:

Alexandre Monteiro

Wendelli Alves

EQUIPE PASSA O CONTROLE:

Nice Costa

Denis Blum

Sandro Macena

Daniel Freire

E agradecemos a todos vocês que ajudam o site, ouvindo nossos podcasts, assistindo nossos vídeos e nossas lives e acompanhando nosso conteúdo.

E aqui você ja sabe, perdeu? Passa o Controle!

Reproduzir

  • wendeli alves

    Que noticia boa, to feliz demais com o Rafael ter conseguido o controle. Aguardo ansiosamente o novo vídeo do Rafael jogando. E agradeço demais por ter lembrado. Parabens a EVZEN por ter doado o controle. Isso me faz acreditar na bondade. Abraços e Perdeu passa o controle.

    • Eu que agradeço sua participação, interesse em ajudar e sempre estar conosco meu amigo. Perdeu, Passa o Controle!

Passa o Controle