Retro Controle – Batman (Nintendo 8 Bits)

É isso galera, agora o Passa o Controle tem uma sessão somente voltada para os retrogames. Aqui o seu coração vai bater mais forte ao relembrar clássicos do mundo dos games. E neste primeiro post, vem chegando pelos céus da cidade, o temido Homem Morcego.

Batman é um jogo do para Famicon, Nes ou Nintendo Entertainment System (simplificando o Nintendinho 8 bits), Sega Mega Drive e Game Boy. Foi lançado em 22 de dezembro de 1989 no Japão para o Famicon, é também conhecido como Batman: The Video Game. É um jogo de plataforma desenvolvido pela Sunsoft .

Seus designers foram : Kaz, Sp.Taka, Iwata Kun, Sakai Noriko e Tadashi. O jogo é baseado no filme de 1989 do mesmo nome e estrelado por Michael Keaton. A versão NES tem cinco fases, ao qual a ultima o personagem sobe na torre do sino da catedral de Gotham para enfrentar o Coringa. Quem não lembra do “Super Trinta e Oito” que Jack Nicholson saca para matar o homem morcego?!

Embora o jogo não seguisse a ordem do filme tendo muitas mudanças, foi muito bem recebido pelo publico. Uma das características do jogo é a de usar a parede como trampolim para pular novamente, na época era chamado de Off The Wall (seria algo fora da parede), outros personagens que usam a técnica são Ryu Hayabusa (Ninja Gaiden) e Guy (Final Fight). Essa técnica de pula era bastante incomum em jogos no estilo side-scrolling do NES, tornando o jogo bastante chamativo. O personagem conta com apenas três armas em seu Bat-cinto, que são Spear Gun (arma com lança), o Batarang (bumerangue) e Dirk (punhal).

Chefes

Os chefes das fases, são bem simples de matar.

Na primeira fase temos o Mariposa Assassina.

Na segunda fase Máquina de Inteligência

Terceira fase temos o Eletrocutor

Quarta fase o Vagalume

E fechando o jogo o Coringa.

 

Músicas

As musicas desse jogo são um show a parte. O que um Nintendinho com apenas quatro canais de áudio conseguia fazer era impressionante. Trilha sonora de Naoki Kodaka é obrigatório pausar o game no início das fases e curtir as musicas.

Considerações sobre o Jogo

Na minha opinião de jogador, esse é um ótimo jogo para Nintendo 8 bits, e as versões de Mega Drive e Game Boy são obrigatória para qualquer retrogamer que queira viver uma nostalgia como somente os games sabem proporcionar.

Veja toda a saga do jogo nos Gameplays do Passa o Controle. Esses Gameplays eram do meu extinto canal Todo Mundo Ama Games, que posteriormente passou a ser Passa o Controle Tv.

Não esqueça de deixar seu comentário no post, sobre as lembranças desse amado game.


  • Esse é clássicão!

    • Um clássico sempre merece ser relembrado Rodrigo.

  • rftailor

    Lembro que peguei um Phantom System por culpa desse jogo!

    Ótimo canto Retro. Trarei algumas matérias tb!

    • Esse é um clássico. Eu adoro as musicas desse jogo. É nostalgia pura!

  • Gostei de ter uma área só pra games retro. baixei esse jogo e dps vou parar pra zerar ele.
    abraço.

    • Opa valeu mesmo Thiago. A ideia nessa área é mostrar os games e contar um pouco da historia deles. Com o tempo vou fazendo reviwes de games e consoles.

      Se tiver algum game que você queira ver e saber da história dele, manda pra gente que faço.

      Grande abraço cara.

  • Muito bom relembrar esse clássico beto. Achava o melhor jogo do Batman até a série Arkham aparecer. Por algum motivo eleme lembra bastante Ninja Gaiden.
    Dá até vontade de tentar terminar de novo, mas acho que a essa altura seria ainda pior.hehe

    • Rapaz, esse game é muito bom. Eu sempre adorei, principalmente pelas musicas. Embora ele fosse bem diferente do filme, eu gostava demais do jogo e zerava varias vezes. Quando cismei de joga-lo novamente senti uma nostalgia gigante. Eu aconselho você jogar, com certeza vai voltar no tempo e curtir bastante.

      Grande abraço meu fiiii

Passa o Controle