Retro Controle – Sunset Riders um Faroeste com tiros, saloons, bombas e Yoouuupiiii

A década de 90 foi uma grande aliada da indústria dos games, nos trazendo clássicos dos games que ficaram marcados em nossos corações. Os jogos eram mais simples, com temáticas e historias simples. Isso atraia multidões para os arcades (ou fliperamas) da época.

Um dos games que chamou a atenção quando chegou nos arcades foi Sunset Riders. Lançado oficialmente em 09/04/1991, pela Konami, o jogo conquistou de cara, pois era um side-scrolling, run e gun estilo shoot’n’up de faroeste americano.

Nele o jogador assume o controle de um caçador de recompensas que esta atrás de prender os maiores mafiosos do oeste. O árcade que na época ainda era de fichas no melhor estilo coin-op foi lançado em duas versões: A de dois e quatro jogadores. Posteriormente versões foram lançados para o Mega Drive Sega (Genesis) em 1992 e para o Super Nintendo Entertainment System em 1993 .

A história

O jogo se passa no Velho Oeste americano , e tudo gira em torno de quatro caçadores de recompensas que fica a cargo do jogador escolher com quem irá combater os vilões mais procurados. No início de cada fase, o jogador vê o cartaz de “Procurado vivo ou morto”, mostrando o criminoso, a recompensa para captura-lo.

Na época os arcades de quatro jogadores eram muito disputados, pois era literalmente o multiplayer na sua maior magnitude possível. Mas esses eram poucos vistos, ficando a versão de dois jogadores cada jogador mais comuns em bares e biroscas brazucas.

Controles

Os controles são bem simples, consistem dois botões para atirar e pular. O jogador pode saltar entre os andares superiores e inferiores, segurando o joystick para cima ou para baixo enquanto pressiona o botão de salto. Há também um movimento de desliar (dash) que permite que o personagem para evitar o fogo inimigo, pressionando o botão de salto, com o joystick na diagonal para baixo.

Power-ups e itens de bônus pode ser obtidos através da entrada saloons (é só passar na frente deles e colocar para cima), ou derrotar certos bandidos de transporte de saco. Os power-ups vem na forma de um distintivo de xerife de ouro, que podem deixar seus tiros automáticos (o chamado rapid-fire). Existe também um emblema de prata que lhe dá uma segunda arma (o que lhe permite atirar em duas direções ao mesmo tempo). Outras armas que podem ser usadas pelo jogador inclui bananas de dinamite, que pode ser jogado de volta para o inimigo antes que ela exploda e uma metralhadora montada disponíveis apenas na última fase.

O Jogo

O objetivo do jogo é simples como todo game dos anos 80 e 90, simplesmente chegar ao final da fase e derrotar o bandido que o aguardava no final. Quando mais de uma pessoa está jogando, o jogador que matar o chefe da fase será o premiado com a recompensa.   A maior parte do jogo é apenas os personagens andando para o lado direito da tela, e nas fases dois e sete de ambos começam em uma diligencia em um cavalo combatendo os inimigos.

Além disso, há um minigame bônus no final das fases dois e cinco, onde o jogador deve atirar nos inimigos a partir de uma perspectiva em primeira pessoa vindo de oito posições diferentes antes de o tempo se esgote (clássico estilo jogo de tiro que virou febre um pouco depois). O jogo é rápido e possui oito fases.

Dificuldade

Embora se você tomar um dano por tiro, pisoteado por um touro, pego em uma explosão, etc. Você perde uma vida, o jogo não é tão difícil. O único inconveniente é que perdendo uma vida, automaticamente você perderá todos os power-ups que tenha obtido. Mas não tira o brilho e a magia do game que é extremamente divertido.

Os caçadores de recompensas

Você pode escolher um dos quatro caçadores de recompensa para iniciar o game são eles: Steve, Billy, Bob e Cormano, jogo. Na versão árcade de quatro jogadores cada personagem é atribuído ao joystick, não deixando a opção de escolha.

Steve: É loiro e de olhos azuis, usa chapéu e botinas rosas, bandana rosa-choque, camisa amarelo-pálida, colete preto e calça amarela com suspensórios rosas.

Billy: Mais um da trupe dos loiros de olhos azuis, tem o nariz pontudo, usa roupas azuis.

Bob: Possui longos cabelos loiros, olhos azuis, colete amarronzado, camisa verde clara e calças verdes.

Cormano: O mais escolhido pelos jogadores dos arcades por sua arma potente, possui olhos de tom violeta, cabelos e barba castanho-escuros, chapéu rosa-choque, capa rosada com detalhes em vermelho, calça vermelha e botinas azuis. Seu principal rival é o inimigo mexicano El Greco.

Steve e Billy usam Revólveres (tiro mais rápido e concentrado), enquanto que Bob e Cormano usam espingardas (tiro mais lento, porém cobrindo uma área maior). A versão para Mega Drive disponibiliza apenas dois personagens: Billy e Cormano.

As Fases

Simon Greedwell: Na primeira fase você vai em busca de Simon Greedwell, um fazendeiro e banqueiro corrupto que usa um rifle e comanda vários capangas. É paga a recompensa de $ 10.000 pela sua captura. Durante a sua chegada, ele profere a frase “It’s Time To Pay” (É hora de pagar!) e quando é derrotado diz: “Bury Me With My Money” (Me enterre com o meu dinheiro).

Hawkeye Hank Hatfield: Um pistoleiro rápido no gatilho e muito ágil. É paga a quantia de $ 20.000 por sua captura. Sua frase de abertura é “Draw Pilgrim!”, e a frase de derrota é “You Got Me!”

Dark Horse: Um homem forte armado com revólver que monta em um cavalo preto blindado.

Frase inicial – You In Heap Big Trouble!

Frase final – Me In Heap Big Trouble!

The Smith Bros: Dois irmãos gêmeos que jogam bombas, dinamites e lanternas de querosene. Paga-se $ 40.000 pela captura.

El Greco: Um mexicano, rival de Cormano, que se defende com um escudo e ataca com um chicote.

Chief Scalpem (Wigwam): Um chefe índio que arremessa, se defende e ataca com facas.

Paco Loco: Um guerrilheiro que utiliza um metralhadora, acima do portão de um forte militar.

Sir Richard Rose: O último chefe, um inglês que atira atrás de um palácio e usa uma armadura à prova de balas.

Veja o Gameplay completo do Passa o Controle

Nos Consoles Caseiros

Dois anos mais tarde, a versão arcade foi reprogramado para dois consoles domésticos. As versões caseiras foram liberado somente em América do Norte e Europa .

Sega Genesis

A versão de Mega Drive / Genesis de Sunset Riders apresenta o maior número de alterações feitas no jogo entre as duas versões caseiras do jogo. Só Billy e Cormano são destaques sendo os personagens jogaveis. Os dois personagens na versão Genesis foram dadas sobrenomes que originalmente não tinha na versão arcade (Billy Cool and Cormano Wild). Os controles são idênticos aos da versão arcade e a mudança que permite que o jogador andar e atirar ao mesmo tempo foi adicionada.

Apenas quatro dos oito chefes da versão arcade são apresentados, e cada um dos quatro capítulos são divididos em duas etapas. Cada diálogo está redigido em uma bolha de texto em vez de dublado. Os ícones de power-up também foram substituídos. Para acessar as fases de bônus, o jogador deve coletar um item de forma de estrela localizado em qualquer estágio de cada capítulo. As fases de bônus também são diferentes da versão arcade: perseguições de um vagão em movimento em um cavalo, enquanto uma mulher no vagão joga moedas de bônus e vidas extra no caminho para o jogador.

Além do modo padrão, o Mega Drive / Genesis apresenta o modo versus. Os jogadores devem atirar uns aos outros em um duelo de vida e morte.

Super Nintendo

Em contraste com a versão de Gênesis, a versão de Super Nintendo de Sunset Riders apresenta relativamente poucas mudanças. A Barfly que beija o personagem na primeira fase, assim como as dançarinos de salão da quarta fase estão vestidas de forma mais conservadora em relação à versão arcade. Cães Hunter, que estavam presentes no primeiro capítulo final na versão Genesis, foram removidos. Além disso, os inimigos nativos americanos da sexta fase foram removidos e substituídos por bandidos simples, deixando apenas Chief Scalpem (que é renomeado Chief Wigwam e re-dublado no jogo) como o chefe da fase. A dinamite lançanda por bandidos fêmeas foram substituídos por bandidos do sexo masculino também.

Todos os diálogos chefe e cutscene são legendados. Algumas linhas de voz ou são re-formulada ou substituídas por outras linhas menos ofensiva para fins de censura.

Dicas, Chetas e Macetes

Seleção de fases e Sound Test:

Na tela de seleção de personagens,aperte L, L, L, L, L, R, R, R, R, R. Agora selecione um personagem. A seleção de fases e o Sound Test vai aparecer na tela seguinte.

Vidas Extras e Continues com qualquer dificuldade:

Quando aparece na tela de titulo os menus 1PLAYER, 2PLAYERS e o OPTION, pressione R, L, R, L, R, L, A, R, L, R, L, R, L, Y. Agora entre em options. Você pode selecionar até 5 VIDAS e 5 CONTINUES para qualquer modo de dificuldade.

Personagens Iguais:

Comece o jogo normalmente no controle 1, perca e quando aparecer a mensagem “Continue”, aperte Start no controle 2 e selecione o mesmo personagem que o jogador 1 estava usando, depois é só apertar Start no controle 1 e os dois estarão usando o mesmo personagem.

Jogue com o mesmo Personagem no Modo 2 Players:

Comece o jogo no modo 1 jogador. Perca a vida e quando a tela de continue aparecer, pressione Start no controle 2. Agora pegue o mesmo personagem do jogador 1 pressionando Start e continuando o jogo. Depois, pressione Start no controle 1 para jogar com o mesmo personagem.

Continues Adicionais:

Depois de perder todas as vidas no jogador 1, pressione Start no controle 2.

Fique com 99 continues:

Na tela de título entre em Options e na opção SOUND escolha 0E e pressione o botão A para tocar um pouco. Inicie o jogo e você estará com 99 continues.

Conclusão

Sunset Riders é um dos shoot’n’up mais clássicos de sua geração deixando sua marca registrada em todos os gamers dessa época. Quem não lembra do clássico grito quando as ficham eram colocadas de “yooouuppiiii”? São pequenas coisas que o tornam único e in igualável em nossos corações.

Então não perca mais tempo, vá jogar Sunset Riders e desfrute de toda nostalgia que um vídeo game pode nos trazer.


Passa o Controle