Super Macena: As Aventuras de Um Sepetibano na Comic Con Experience

IMG_1417

O Passa o Controle além de um blog sobre de games, é também sobre nerdologia em geral. Porque todo gamer que se preze, ama a Cultura Pop e tudo que nela existe. Com isso nosso correspondente ‘Interspacial Sepetibano’ Sandro Macena, visitou a Comic Con Experience, e escreveu uma excelente matéria sobre sua viajem de Sepetiba a São Paulo (quase uma viajem intergalática), e nos contou tudo que achou sobre o evento, confira.

Após uma semana do fim da Comic Con Experience, eu Sandro Macena,  correspondente internacional do Passa o Controle, sai de Sepetiba para o primeiro evento  que acontecia em São Paulo. Devo dizer que foi um evento sensacional, claro que houve problemas, qual evento de grande porte não tem? O tema da CCXP foi os 75 anos do Batman. Em média 20 mil pessoas passaram em cada dia do evento, é um fato interessante considerando os comentários que ouvi, as pessoas não pareciam muito animadas mas com certeza mudaram de opinião após adentrar o pavilhão.

Só tenho experiência em eventos direcionado ao público Otaku, então é inevitável que eu compare certos pontos,  para começar a quantidade de descendentes orientais eram mínimos, se vi 4 ou 5 foi muito, curioso para um lugar com Sampa que tem a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Outra coisa que me chamou atenção foi a quantidade de cosplays. Não haviam muitos baseados em personagens japoneses, a maioria eram de origem americana. Mas era de se esperar isso já que o evento de San Diego atrai muito o publico com personagens americanos.

IMG_1004

IMG_1377

IMG_1002

IMG_1000

Haviam muitos painéis, que eram como palestras, entrevistas e apresentações. Muirta gente famosa pintou por lá, o Presidente da Pixar, Jim Morris. Jason Momoa, o Khal Drogo de Game of Thrones. A atriz Rebecca Mader a Zelena, a Bruxa Má do Oeste de Once Upon a Time. O ator Edgar Vivar, Édgar Vivar “O Seu Barriga” do seriado Chaves e vários youtubers brasileiros como o conhecido que ninguém sabe quem é, Zangado, o pessoal do Porta dos Fundos anunciou o filme para os cinemas, Felipe Castanhari do Canal Nostalgia, Jacaré Banguela, o pessoal do Parafernalha, que não entendi muito bem porque foi já que não fizeram palestras e o stand só vivia vazio, me disseram que era só para autógrafos, enfim… outros que marcaramforam, PC Siqueira e os mais famosos da blogosfera nerd, Jovem Nerd e Azaghal.

IMG_1422

Uns mais gentis, outros nem tanto. Desses atores rolou o polêmico  Meet and Greet, onde a pessoa deve pagar para tirar foto com seu ídolo, nem vou falar sobre o que acho dessa prática…  e por último teve, no domingo, o concurso de cosplays. Achei muito bom, dá para ver que alguns se dedicaram tal o evento. Rolou até pedido de casamento no maior estilo nerd de ser.

Várias empresas montaram seus Stands como a Netflix, que foi uns dos stands mais cheios e anunciou várias novidades (e com filas enormes) , como o seriado Marco Polo que teve seu primeiro episódio exibido na íntegra na sala de cinema em 4k. Warner divulgando os novo filme d’Os Vingadores e anúncio de filmes como dos Pinguins de Madagascar da DreamWorks Animation, Hotel Transilvânia 2, Mad Max, Big Hero e Exterminador do futuro 5, onde Arnold Schwarzenegger (tive que procurar no google como se esceve esse maldito nome, e desafio qualquer um a escrever sem procurar) para surpresa de todos, aparece jovem como no primeiro filme e de cabelos brancos, parece que vai ter algum embate do exterminador do futuro com o exterminador do passado.

IMG_1012

No Painel da Pixar foram exibidos os 7 Primeiros minutos da nova animação Divertida Mente, a primeira animação após muito tempo só lançando continuações. Teve Don Rosa, desenhista oficial do Pato Donald, mas achei falta de respeito deixar um senhor de mais de 70 numa cadeira de ferro para atender seus fãs num lugar escondido e afastado, merecia mais respeito.

Falando em desenhista apareceu o inominável Maurício de Sousa, ‘o mestre’, também um senhor de idade, apesar da multidão pude ver o mestre de perto e tirar algumas fotos que verão mais abaixo. Falando em artistas e quadrinistas não posso esquecer do Artist’s Alley, ou Beco dos Artistas, onde vários quadrinistas novatos e experientes exibiam seus trabalhos, gente que publica na internet, em jornais, revistas, tiveram seus dia para se tornarem mais conhecidos, eu mesmo só fui lá para encontrar dois quadrinistas dos quais sou fã, Fábio Coala e Orlandeli, mas acabei conhecendo muitos outros e fiquei grato por isso, agora terei muito mais quadrinistas para acompanhar. Teve Stands vendendo vários bonecos de super heróis com valores que variavam de R$ 80 a R$2.500 reais, não se assuste se você nunca foi num evento desses, é comum isso, pagam pela exclusividade, não pelo boneco.

IMG_1362

Mas é claro que não iria esquecer o que todos mais esperavam no evento, isso mesmo, a última parte da trilogia O Hobbit – A batalha dos cinco exércitos. Filme em 4K, melhor que IMAX, som surround 7.1, tudo incrível, vocês precisavam ter visto… fiquei impressionado e quem viu me diga como foi porque também não vi. Caraca, o evento teve 4 dias e já tinha gente na fila de espera desde do segundo dia, nem me dei o trabalho de tentar assistir, assisto aqui no Rio e depois conto a vocês.

Teve gente que gostou e gente que achou meia boca,  mas cada  um tem sua opinião. Nem tudo foi mil maravilhas. Haviam intermináveis filas para tudo, fiquei 2h na fila de entrada, até para beber água tinha fila além de que o bebedouros não estavam com pressão para liberar a água, metade do pavilhão era só de área de alimentação, em um dia era possível passar por todos os stands, haviam muitos stands com temas repetidos o que salvava eram os painéis, e aconteceu algo inaceitável, é muito comum nesses eventos que no último dia as lojas que montaram stands deem desconto significativos para acabar rápido com o estoque que sobrou, uma loja colocou seus funcionários numa dessas filas, compraram os bonecos e começaram a revender por até 4 vezes o preço original.

Apesar dos percalços valeu a pena e provavelmente irei ano que vem,  num dos painéis os organizadores já confirmaram a próxima Comic Con nos mesmos dias da que ocorreu esse ano, acho que não se chamará de Experience, já que a ideia de experiência foi agora e já passou , podemos considerar o próximo evento como o primeiro, esse como o evento zero e eu fui. Mesmo o evento não sendo de games, muitas figuras e cenários gamers apareceram por lá, e por esta razão vale a pena a menção do evento aqui no Passa o Controle.

IMG_0864

Então foi isso, quero ler suas críticas quanto ao texto, quanto ao que acharam. Se críticas boas mandem para @sandromacena nas redes sociais, se forem ruins mandem para o @betocostafm mesmo, hehe.

Abraços e inté!

Veja a galeria de fotos do evento:

IMG_1385

IMG_1351

IMG_1333

IMG_0926

IMG_0919

IMG_0916

IMG_1052


  • muito irado!

    • Valeu o comentário Guilherme. Espero que curta o blog e fique conosco.

      Grande abraço meu fiii.

  • Muito bom o texto Sandro!
    Deu uma idéia geral das coisas mais legais (ou não) do evento. Confesso que eu não tinha esperança alguma nessa versão BR da CC, mas pelo que vi (e li apenas , pq moro mais longe que SepetibaU_U) parece que foi bem legal.

    Obs: eu tbm nunca lembro como se escreve o sobrenome do Arnold.hehe

  • Vlwzão JClove, que bom que gostou do texto, meu primeiro aqui no Passa o Controle. Foi um evento bom, não teve tantos cosplays de forma geral, mas no último dia apareceram bastante. Impossível acreditar que more mais longe que Sepetiba, Sepetiba faz divisa com Tão, Tão Distante e ninguém mora lá, só eu. heheh. É, sem o santo Google não conseguiria dizer Arnold chuazineguer. rsrs
    Muito obrigado pelo comentário.

    Abraços e inté!

Passa o Controle